Município de Medianeira


CAPS de Medianeira realiza capacitação sobre Saúde Mental

18/05/2017 - 11:19:20 - Saúde

O Centro de Atenção Psicossocial de Medianeira (CAPS) realizou nesta quarta-feira (17) na UBS Centro uma capacitação em saúde mental com toda a rede de atenção básica do município: enfermeiros, médicos, auxiliares, psicólogos, nutricionistas e agentes comunitários de saúde.

A capacitação aconteceu para marcar o dia 18 de maio, que é comemorado o dia da luta antimanicomial, que visa propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

A palestra foi realizada pelo médico psiquiatra Dr. Eduardo Shiokawa, que falou sobre a luta antimanicomial e os aspectos dos transtornos mentais.

Sobre o CAPS

Os CAPS são instituições que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos, antigos manicômios, com a adoção de um modelo de atenção à saúde mental que leva em conta o acompanhamento clínico e psiquiátrico, a reinserção social, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento de laços familiares e comunitários. O tratamento mais humanizado, próximo da família e da comunidade, garante inclusão social, respeito e qualidade de vida aos pacientes.