Odontologia realiza ações de Saúde Bucal nas Escolas e Cmeis

10/04/2024 - 10:53:15 - Saúde

Durante os meses de março, abril e maio estarão sendo realizadas as ações de saúde bucal em todas as escolas municipais e CMEIs de Medianeira.

“Esta é uma parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação onde tem aproximado ações em saúde bucal dos alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s)”, destaca a coordenadora da Odontologia Cristina Rocha.

A equipe de estratégia saúde do bairro Belo Horizonte recentemente, realizou a ação no CMEI Silvia Pereira Donel, através de atividades que são realizadas de maneira lúdica, envolvendo as temáticas de saúde bucal, incluindo temas como boa higiene, sorriso saudável, cárie, dieta saudável e escovação dental.

Na escola São Luiz em Maralúcia foram realizados levantamento epidemiológico e escovação dental supervisionada.

Na Escola José Lorenzoni também já iniciou a ação com a nova equipe de saúde bucal do Bairro Itaipu.

Os serviços integram parte das ações pactuadas e inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE). “Este programa visa unir e articular permanentemente a área da educação e da saúde. Tudo isso proporciona melhorias da qualidade de vida da população, tendo em vista que as atividades realizadas no ambiente escolar impactam em toda sociedade”, destaca Cristina.

Durante a ação também é realizado o exame bucal e os alunos que necessitarem de acompanhamento ou exame mais aprofundado a equipe envia um aviso para os pais solicitando que agende uma consulta odontológica na Unidade de Saúde do bairro.

Participam das ações do PSE os profissionais de odontologia (auxiliares e dentistas) e também demais profissionais da Atenção Primária à Saúde, como Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem.