18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data ficou definida em memória ao caso de Araceli, que chocou o país em 1973 quando a criança de oito anos de idade foi sequestrada, violentada, estuprada e morta por jovens que ficaram impunes ao ato.

Durante os dias que antecedem a data e também no dia 18 de Maio são realizadas ações para alertar a sociedade e manifestar-se contra violência sexual em todo território nacional, incluindo nosso município.

Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes!

Em Medianeira, vários profissionais atuam diariamente na proteção de crianças e adolescentes, prevenindo ou atuando mediante denúncias de violação sexual. Contudo, é importante que as pessoas também colaborem. Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia no Disque 100, as denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atende famílias e indivíduos em situação de risco e com direitos violados, e o Conselho Tutelar é o órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento do ECA (Lei Federal 8069/1990). As denúncias também podem ser feitas diretamente para o Conselho Tutelar pelo telefone 3264-8647 ou nos números de plantão.

...

Material de Campanha

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Atividades nas Escolas

Escola José Lorenzoni

Atividade "semáforo do toque" - trabalho realizado pela prof. Tatiane Oliveira com a turminha do Pré II A e cada criança recebeu a flor, símbolo do dia 18 de maio. Cada criança é uma flor, devemos cuidar de nossas crianças.


...

Escola José Lorenzoni

Atividade "semáforo do toque", trabalho realizado pela professora Elza com alunos do 3° ano.


...
...
...
...
...
...

Escola Fernando Pessoa


...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Escola Grizelde Romig Fischborn


...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Escola Idalina Pasquoto Bonatto


...
...
...
...
...
...
...

Escola Jayme Canet


...

Escola Plínio Tourinho


...

Escola Semíramis de Barros Braga

Nos dias que antecederam a data “18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Escola Municipal Semíramis de Barros Braga trabalhou diversas atividades sobre o tema, como músicas, histórias, conversas, confecção de painéis e da flor amarela símbolo da campanha, a qual demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.

As flores amarelas enfeitaram pontos estratégicos da cidade e a frente da escola.

Trabalho este, desenvolvido com objetivo de mobilizar e convocar toda sociedade, para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes e encorajá-las a dizer não a violência.


...
...
...
...
...
...
...

CMEI Pequeno Polegar

As professoras, coordenação e direção conversaram com os alunos (as) sobre o quanto cada um precisa cuidar do seu corpo e não permitir que ninguém veja ou toque em locais que são íntimos.

Explicamos para as crianças que quando algo estiver deixando-a triste ou incomodado(a) deverá contar para um adulto, preferencialmente os pais, avós e professores.

A flor amarela é símbolo da Campanha, e nossos alunos após uma conversa sobre o seu significado, auxiliaram no plantio das flores em nosso CMEI.


...
...
...
...
...
...
...

CMEI Silvia Pereira Donel


...

UBS Belo Horizonte


...

AMOA


...

AMEDEF


...
...
...
...
...

O Bom Samaritano - Casa de Passagem


...