Turismo


Atrativos Turísticos

Gastronomia e Artesanato

Medianeira se destaca por suas festas gastronômicas e de comunidades rurais e urbanas.
Não possui um Prato Típico Oficial ( há muitas divergencias sobre isso e optou-se apenas por divulgar as Festas Gastronômicas). A culinária do municipio tem influencia gaucha, italiana e alemã, com vários restaurantes oferecendo  especialidades (carnes nobres,  peixes, massas, culinária oriental, italiana, etc...) além de um número expressivo de ambulantes ( - cachorro quente, espetinho, x salada, churros, crepes, tapioca, etc... ). Além disso, os estabelecimentos de conveniencia atendem inenterruptamente com lanches e petiscos e  os vários Buffets  atendem os eventos locais e da região pela qualidade de seus serviços.

A comunidade luterana realiza mensalmente a Feira da Cuca Alemã, e a associação de Moradores do Morro da Salete atende por agendamento os interessados em saborear refeições tipicamente “italianas”. O empreendimento de lazer Recanto Olivo também possui um prato característico – o Risotto no Disco com Empadão de Mandioca.

Como curiosidade destacamos no meio urbano dois empreendimentos interessantes:  o  Bar do Piccini -  com mais de 40 anos no municipio, à beira da rodovia 277 com seus tradicionais petiscos de boteco  e o Chocolates Duda, uma empresa de transformação de chocolate, que funciona tematicamente o ano todo e configura-se como um atrativo turistico no municipio.


Chocolates Duda

Descrição: Empreendimento de comercialização de derivados de chocolate, decorado de acordo com as festividades da época. Possui estrutura para atender visitantes, oferece serviço de “Chocafé” para grupos previamente agendados e venda de artigos de presente. Não cobra entrada para visitas na loja e jardim. É frequentado por estudantes e famílias para fotos e  contemplação. Aceita cartão de crédito.
Publico: visitantes em geral
Funcionamento: De segunda à sábado em horário comercial, com horários especiais domingos e feriados e  agendamento de grupos
Endereço: Localizado no centro do município, próximo à faculdade UDC Medianeira Avenida Rio Grande do Sul, 2287
Telefone: (45) 3264-1241
Site: http://www.chocolatesduda.com.br
E-mail: chocolatesduda@medianeira.com.br
Facebook: Chocolates Duda https://www.facebook.com/chocolatesduda?fref=ts
Responsável: Alexsandra Marasca da Rosa


Casa do Arteso

Descrição: Na casa do artesão além de trabalhos tradicionais como crochê, tricô, decoupage, patchwork, entre outros, encontram-se produtos diferenciados em fibra de bananeira, peças modeladas em vidro e a Coleção de Artesanato Icones de Medianeira com peças exclusivas que representam o município.
Público:visitantes em geral
Funcionamento:segunda  à sexta  em horário comercial e excepcionalmente por agendamento para grupos
Endereço:Rua Rio Branco, sala 35 no Terminal Rodoviário
Telefone:45 3264 4552
E-mail: aartem.medianeira@gmail.com
Responsável: Analu Avelar
(foto Casa do artesão)