Divisão de Meio Ambiente - DMA


Quem faz parte

A Divisão do Meio Ambiente é constituída por uma equipe técnica que atua no gerenciamento, planejamento e realização de ações ambientais do município.

Flavio Piekarzewicz da Silva – Engenheiro Ambiental e Chefe da Divisão de Meio Ambiente

Eduardo Ziglioli – Engenheiro Ambiental e Civil, Mestre em Tecnologias Ambientais e Diretor de Serviços Urbanos

Tatiana Smigura – Estagiária de Gestão Ambiental

Podas e cortes

O Município de Medianeira tem como objetivo primordial a preservação das áreas verdes e preza pela organização e limpeza urbana. No contexto da arborização urbana, é disponibilizado suporte técnico pela Divisão responsável, visando a gestão e o atendimento das demandas da comunidade. Compete à nossa equipe técnica a análise e a resposta aos requerimentos de erradicação ou poda de árvores situadas nas vias públicas. Para a requisição de quaisquer serviços pertinentes, é possível utilizar o aplicativo GeoCidadão ou comparecer presencialmente na Prefeitura, portando documento e comprovante de residência.

Coleta de recicláveis

A coleta de recicláveis constitui um pilar fundamental nas práticas sustentáveis adotadas pelo Município de Medianeira, no qual empreende esforços contínuos para promover a separação, coleta e destinação adequada dos materiais recicláveis. A associação responsável pela coleta, triagem, e reciclagem dos materiais é a ASSAMA – Associação dos Agentes do Meio Ambiente, juntos a equipe realiza a coleta dos resíduos recicláveis armazenados nos sacos de ráfia em todo o perímetro urbano (semanalmente) e na zona rural (cada dois meses).

Solicitações de sacos de ráfia ou coleta de recicláveis podem ser feitas pelo Aplicativo GeoCidadão, bem como, sugestões e reclamações.

Coleta de Eletrônicos

A Secretaria de Agricultura, por meio da Divisão de Meio Ambiente realiza com frequência bimestral o dia do Descarte de Resíduos Eletrônicos.

Poderão ser entregues materiais como aparelhos de DVD, fax, vídeo game, aquecedores, ar condicionado, baterias de celular, cabos, caixa de som, carregadores, celular, central telefônica, chapinhas, aparelhos de televisão, aparelhos de som e similares, batedeiras e liquidificadores, computadores, placa mãe, placa de vídeo, placa de computadores, conectores, copiadoras, CPU, HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, monitores, mouse, nobreaks, notebooks, pen drive e similares.

Medianeira Cidade Organizada

Para cumprir com o estabelecido na Politica Nacional dos Resíduos Sólidos, a Secretaria de Agricultura a Abastecimento Sustentável juntamente com a Secretaria de Obras elaborou um Programa de Limpeza Urbana que confere organizar, regulamentar e gerenciar os serviços de limpeza urbana prestados pelo município. O Plano de Limpeza Urbana do Município conta com um projeto que objetiva a implementação de lixeiras para coleta seletiva em pontos estratégicos da cidade com o objetivo a melhoria da separação e disposição dos resíduos sólidos urbanos. Com o intuito de otimizar a triagem e a coleta de materiais recicláveis, foram adquiridos sacos de ráfia, posteriormente distribuídos à comunidade. Em casos de perda ou extravio, é possível requisitar novos sacos por meio do aplicativo GeoCidadão ou pessoalmente nas instalações da prefeitura. Adicionalmente, o sistema de coleta foi fortalecido por meio de uma nova frota, projetada para melhor eficiência na coleta tanto na área urbana quanto na zona rural, que em breve também será provida de pontos de coleta específicos para materiais recicláveis, a fim de viabilizar futuras operações de recolhimento.

Denúncias ambientais

A Divisão coloca à disposição deste canal para aqueles que desejam informar ou solicitar atendimento para um dano ambiental relacionadas à poluição do ar, da água e do solo, erradicações de árvores, resíduos sólidos e tóxicos, entre outras. Para fazer uso deste serviço, é suficiente fornecer detalhes acerca da situação e do local, sendo a identificação opcional.