18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data ficou definida em memória ao caso de Araceli, que chocou o país em 1973 quando a criança de oito anos de idade foi sequestrada, violentada, estuprada e morta por jovens que ficaram impunes ao ato.

Durante os dias que antecedem a data e também no dia 18 de Maio são realizadas ações para alertar a sociedade e manifestar-se contra violência sexual em todo território nacional, incluindo nosso município.

Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes!

Em Medianeira, vários profissionais atuam diariamente na proteção de crianças e adolescentes, prevenindo ou atuando mediante denúncias de violação sexual. Contudo, é importante que as pessoas também colaborem. Em caso de suspeita, o cidadão deve realizar uma denúncia no Disque 100, as denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atende famílias e indivíduos em situação de risco e com direitos violados, e o Conselho Tutelar é o órgão essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento do ECA (Lei Federal 8069/1990). As denúncias também podem ser feitas diretamente para o Conselho Tutelar pelo telefone 3264-8647 ou nos números de plantão.

...

Material de Campanha

...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Atividades Realizadas

A Prefeitura de Medianeira, em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Lei Federal nº 9.970/2000 e a Semana Municipal de Medianeira, instituída pela Lei Municipal nº 492/2015, iniciou as atividades no dia 24 de março de 2022, onde o público alvo foram os professores das escolas municipais, diretores, coordenadores Pedagógicos da Educação das esferas Estadual e Particular, e demais servidores da rede de proteção à criança e ao adolescente.

A palestra foi administrada pelo Instituto Inocência, onde os profissionais da Educação Municipal foram capacitados para trabalhar com os alunos no período escolar o Kit do Diálogo Diário, porque a prevenção dever ser completa, esse kit tem o objetivo de encorajar e fomentar o diálogo com a criança e a desenvolver uma rotina de hábitos saudáveis, bem como auxiliar a abordar a prevenção do abuso sexual infantil de maneira leve e apropriada, tornando-se parte da rotina de orientação e cuidado com a criança, com uma metodologia especifica para atender o público alvo, usando recursos, diálogo de acordo com as habilidades, funções e competência dos participantes.

Na mesma data, os participantes tiveram mais informações referente os programas já desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social: O Programa Família Acolhedora e a apresentação da Escuta Especializada com as Equipes Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.


...
...
...
...
...
...
...

Iniciou a Decoração da Praça Central e nas Empresas Parceiras da Campanha.

A Prefeitura Municipal de Medianeira, através da Secretária de Assistência Social SMAS, e em parceria com o Rotary Clube Medianeira – Rio Alegria iniciou a decoração da Praça Central Angelo Darold, dos canteiros da Av Brasil e da Av Brasília com a flor símbolo da Campanha em alusão ao 18 de Maio Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual e Abuso Sexual à crianças e adolescentes.

Foram também distribuídas as bombonas com as flores símbolos e os banners nas empresas parceiras da Campanha, aos quais nos auxiliam na divulgação da Campanha “Faça Bonito”. Nosso agradecimento aos nossos parceiros e que possamos a cada ano, reforçar essa união para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.


...
...
...
...

Parceiros da Campanha

Devido a importância da campanha e da realização de suas ações para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, o município sempre procurou mobilizar e sensibilizar a sociedade medianeirense para serem parceiros desta luta.

O “plantio” da flor símbolo, na da Praça Central, na Prefeitura Municipal, Escolas Municipais, nas Unidades Básica de Saúde – UBS, a decoração dos Coqueiros com Flor Símbolo, a exposição de banners nos comércios, nas entidades e cooperativas parceiras está cada ano crescendo mais.

A cada ano, adquirimos novos parceiros e apoio do comércio local, este ano algumas lojas efetuaram a decoração de sua vitrines na cor laranja em apoio a Campanha Faça Bonito, além das bombonas, outras empresas aderiram com a exposição do banner, ou da bombona com as flores símbolo. Com isso alcançamos uma ampla divulgação em todo nosso município referente a importância da Campanha.


...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

18/05 - Palestra Diálogo Diário

Palestra direcionada a toda a comunidade Medianeirense acerca da importância do diálogo diário que deve ser realizado com os filhos (crianças e adolescentes) acerca da prevenção ao abuso sexual infantil, será abordado as diversas formas que adultos podem conversar com as crianças e adolescentes sobre o assunto.

Palestra foi realizado no CPC ARANDURÁ.

Teve 138 participantes.


...
...
...
...
...

18/05 - Panfletagem e Adesivagem

No mês de maio realizamos várias atividades em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Município de Medianeira realiza diferentes atividades durante o ano todo com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade medianeirense, bem como estimular e encorajar as pessoas a denunciarem as situações de violência.

A Prefeitura Municipal de Medianeira em parceria com o Rotary Clube Medianeira – Rio Alegria e demais servidores da rede de proteção à criança e ao adolescente, e participação especial dos alunos da AMOA, realizou na Praça Central Angelo Darold, a panfletagem e adesivagem de veículos. Houve momentos de orientação e diálogo com a população referente a importância da Campanha e das denúncias em casos de conhecimentos e/ou suspeitas de abuso sexual e/ou exploração sexual .


...
...
...
...

20/05 - No CPC ARANDURÁ

Peça teatral “O ENCANTADO MUNDO DOS TIJOLOS AMARELOS”, sendo uma releitura do O Mágico de Oz, destinado ao público infantil de 4 a 10 anos, que de maneira lúdica, cheia de fantasia e emoção aborda a informação da prevenção ao abuso sexual infantil. Tivemos como público alvo as crianças das Escolas Municipais, Particulares, Entidades, AMOA, AMESFI, APAE, SCFV do SEMEAR, SCFV do CAIA, e também foram abertas ao público e sem custo as sessões às 10h e às 16h.

Estiveram prestigiando as sessões 1.878 pessoas, entre crianças e adultos.


...
...
...
...
...
...
...

Atividades nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação iniciou as atividades com as crianças desde o mês de março, onde os professores tiveram no dia 24/03/22 uma capacitação com o Instituto Inocência referente o kit Diálogo Diário, porque a prevenção dever ser completa, material este, que será trabalhado durante o ano letivo com as crianças, uma abordagem lúdica, onde irão no dia a dia orientar as crianças referente ao abuso sexual.

Durante o mês de maio as escolas realizaram com todas as turmas diversas atividades referentes a campanha “Faça Bonito”, dentre elas discutiram sobre o tema, levaram informações, vídeos, realizaram trabalho com os cartazes da campanha, cantaram músicas referentes ao tema, fizeram desenhos, confeccionaram as flores que são símbolo da campanha, cartazes, participaram também de uma peça de teatro e na semana do dia alusivo a campanha expuseram as atividades realizadas em lugar de destaque na escola onde toda a comunidade escolar tem acesso.

Todas as escolas consideram de suma importância o trabalho com o tema e este foi muito bem assimilado pelas crianças.


...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...
...

Vídeos da Campanha