Município de Medianeira


Vacina Covid-19 tem novas orientações e passa a fazer parte do Calendário Vacinal de crianças

16/01/2024 - 13:59:02 - Saúde

O Ministério da Saúde divulgou a nova Estratégia de Vacinação contra a COVID-19 para o ano de 2024, a ser adotada em todo o Brasil.

Para Crianças de 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias a vacinação passou a fazer parte do calendário de ROTINA, sendo preconizada considerando a 1ª doses aos 6 meses, 2ª dose aos 7 meses e 3ª dose após 9 meses.

Recomenda-se a vacinação periódica contra a COVID-19 para os grupos prioritários de maior risco sendo:

- A cada 6 meses para: gestantes e puérperas, pessoas imunocomprometidas (maiores de 5 anos) e idosos (mais de 60 anos).

- Anual para: trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades (maiores de 5 anos), pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (maiores de12 anos) e pessoas em situação de rua.

As Vacinas contra Covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Medianeira conforme o cronograma:

SEGUNDA-FEIRA – UBS CSU

TERÇA-FEIRA – UBS IPÊ e UBS BELO HORIZONTE

QUARTA-FEIRA – UBS CONDÁ

QUINTA-FEIRA – UBS ITAIPU, UBS NAZARE, UBS CENTRO, UBS INDEPENDÊNCIA

SEXTA-FEIRA DAS 7H AS 14:30H – UBS INDEPENDÊNCIA.

Ressalta-se que os esquemas primários de vacinação contra a covid-19 não mais serão recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fizerem parte do grupo prioritário. Contudo, se um indivíduo que não tenha sido vacinado anteriormente (nenhuma dose prévia) ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19 optar por se vacinar, poderá iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação. Esse consiste em DUAS DOSES da Vacina COVID-19 disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.