Município de Medianeira
Cuidado: Cisternas mal vedadas viram criadouros de mosquito da dengue!
28/02/2024 - 11:04:57 - Saúde
Muitas pessoas fazem a captação da água das chuvas em cisternas e galões para limpeza e rega de plantas, no entanto o armazenamento incorreto de chuva gera focos de dengue.
Essas medidas para diminuir o consumo de água precisam de cuidados para evitar a doença, por isso os recipientes para armazenamento de água devem ser rigorosamente tampados para não permitir a entrada do mosquito, além de evitar que o vento ou animais abram com facilidade.
Se a cisterna ficar diretamente ligada a calha, deve haver vedação com tela na parte superior e inferior do cano, outra medida é colocar e água sanitária e a limpeza semanal com água e sabão para retirar os ovos depositados nas paredes.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada, e recipientes que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, ralos com pouco uso, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Além das visitas do Agentes de Endemias nas residências a população pode denunciar focos de mosquito da dengue através do aplicativo Geocidadão, que pode ser baixado pelo play store, caso não queira se identificar a denúncia pode ser feita de forma anônima.