Município de Medianeira


Vigilância em Saúde apresenta resultados de mais um ciclo de armadilhas Ovitrampas

07/03/2024 - 09:39:19 - Saúde

No final do mês de fevereiro, a Vigilância em Saúde, através do setor de Endemias, instalou mais um ciclo de armadilhas ovitrampas no município de Medianeira, para monitoramento da infestação do vetor Aedes aegypti. Foram 99 armadilhas em toda a extensão do território urbano.

Os bairros com maior índice de infestação são Belo Horizonte, com 1224 ovos, Nazaré com 1092 ovos, Jardim Irene com 1068 ovos, totalizando em todos os bairros, 9098 ovos e 89 armadilhas positivas.

A partir desses resultados, e juntamente com os casos notificados e confirmados, são realizadas análises para o direcionamento estratégico das ações em campo, como por exemplo a aplicação de larvicida diretamente nos pontos de risco, mutirões de limpeza e ações de bloqueio.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância em saúde do município Cleide Mari, as ovitrampas são armadilhas e elas não impedem nem eliminam a população de insetos nos locais onde estão instaladas, ou seja, servem para monitorar os pontos com maior concentração.

“Seguimos pedindo para que cada cidadão faça a sua parte para eliminar os criadouros de mosquitos: evite deixar água parada; mantenha bem tampados tonéis e barris de água; lave com água e sabão, utilizando esponja ou escova, os locais que armazenam água, como por exemplo, potes de água dos animais e pratos dos vasos de plantas, ou encha estes de areia até a borda; tampe as caixas de água; guarde garrafas sempre de cabeça para baixo; jogue no lixo todo objeto descartado que possa acumular água; mantenha lixeiras com tampas; e deixe as calhas de água limpas, sem acumulo de folhas. Este deve ser um trabalho coletivo. Cada um deve fazer a sua parte”.