Canil Municipal


Atividade desempenhada

Trata-se de um local que possui como principal objetivo servir como lar temporário para cães e gatos, advindos de denúncias de maus tratos de animais, recebidos através da ouvidoria do Município de Medianeira. Esses animais, receberam os tratamentos médicos necessários, serão castrados, vermifugados e micro chipados e destinados a adoção responsável. O Canil não é considerado uma ONG.

Quais os casos são recolhidos para o canil/gatil?

As denúncias que chegam através da ouvidoria e que após uma averiguação da situação do animal no local, for confirmada a condição de maus tratos, então esse animal será recolhido para o Canil/Gatil e direcionado a uma adoção responsável.

O que são maus tratos aos animais?

Entende-se por maus tratos contra cães e gatos toda e qualquer ação decorrente de imprudência, imperícia ou ato voluntário e intencional, que atente contra sua saúde e necessidades naturais, físicas e mentais, conforme descrito nos itens abaixo:

  1. Mantê-los sem abrigo ou em lugares em condições inadequadas ao seu porte e espécie ou que lhes ocasionem desconforto físico ou mental;
  2. Privá-los de necessidades básicas tais como alimento adequado à espécie e água;
  3. Lesar ou agredir os animais (por espancamento, lapidação, por instrumentos cortantes, contundentes, por substâncias químicas, escaldantes, substâncias tóxicas, por fogo ou outros, prática ou atividade capaz de causar-lhes sofrimento, dano físico ou mental ou morte);
  4. Abandoná-los ou deixá-los na rua, em quaisquer circunstâncias;
  5. Criá-los, mantê-los ou expô-los em recintos desprovidos de limpeza e desinfecção;
  6. Utilizá-los em confrontos ou lutas, entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes;
  7. Abusá-los sexualmente;
  8. Enclausurá-los com outros que os molestem;
  9. Promover distúrbio psicológico e comportamental;
  10. Outras práticas que possam ser consideradas e constatadas como maus-tratos pela autoridade ambiental, sanitária, policial, judicial ou outra qualquer com esta competência.

O que se configura como bem-estar animal?

  1. Livre de fome e de sede
    Os animais devem ter sempre disponível água limpa e comida adequada para a espécie e na quantidade necessária para se manter saudável;
  2. Livre de desconforto
    Os animais devem ter uma casa adequada, incluindo um abrigo, espaço/oportunidade para se exercitar e um local confortável para descansar e se esconder.
  3. Livre de dor, ferimentos e doença
    Os animais devem ser protegidos da dor, sofrimento, angústia e doença e devem ser tratados por um médico veterinário quando estão doentes ou feridos.
  4. Livre para exprimir o seu comportamento normal
    Os animais devem ter espaço suficiente e instalações adequadas que permitam que se comportem normalmente.
  5. Livre de medo e angústia
    Os animais devem ter companhia adequada. As condições e os tratamentos devem evitar o sofrimento mental.