CMDM realiza campanha pelo fim da violência contra as mulheres

22/11/2023 - 16:35:09 - Assistência Social

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) iniciou no dia 20 de novembro a campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

As ações iniciaram com a coleta de assinaturas na moção de reivindicação para a Implantação da Patrulha Maria da Penha pela Polícia Militar. No decorrer da campanha, o abaixo-assinado estará disponível em pontos de coleta de assinatura, como no Centro Popular de Saúde Yanten, UTFPR, CRAS e CREAS.

No dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra Meninas e Mulheres, será realizada a Ação Mobilizatória, com pontos de coletas de assinaturas na Avenida Brasília, Max Atacado e SESC.

A moção de reivindicação também pode ser assinada de forma digital através do link https://chng.it/rJZmQGJWvh.

No dia 27 de novembro será realizada a votação do Projeto de Lei que Institui a Campanha Municipal 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, na Câmara Municipal de Medianeira, às 15 horas.

No dia 08 de dezembro, das 13h30 às 17h, no auditório da Prefeitura de Medianeira, acontecerá a palestra com os Promotores de Justiça: Dr. André Luiz Querino Coelho – Comarca de Matelândia/PR e Dra. Ana Caroline Monteiro de Moraes – Comarca de Medianeira/PR, e a professora Marilda Rodrigues, da Escola Municipal Jayme Canet, com o tema “Relações étnico-raciais e a intersecção com a violência doméstica e familiar”.

Haverá também a exposição de trabalhos confeccionados pelos estudantes de Escolas Municipais de Medianeira e apresentação da proposta de trabalho pelos professores.

O encerramento da Campanha será no dia 10 de dezembro, celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com um momento de reflexão “A Paz Começa Comigo e Com Você: Cultivando Paz em nossa Comunidade”, às 8h no SESC, seguido da largada do Ciclo SESC, passeio ciclístico recreativo promovido pelo SESC Medianeira e simultaneamente a Caminhada pela Paz, acompanhada pela Secretaria de Esportes e Lazer, com percurso de 2,5 km.

Os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma campanha de nível nacional, que se inicia no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), devido a dupla vulnerabilidade da mulher negra, perpassando datas como: o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25 de novembro), o Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06 de dezembro), encerrando-se no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

A campanha é uma realização do CMDM e da Prefeitura de Medianeira, através da Secretaria de Assistência Social, com a parceria do Sesc Medianeira, Lions Club, Rotary Club Rio Alegria, Rotary Club Caminho do Colono, Conseg e Mediares.