Município de Medianeira


Novembro Vermelho: saúde intensificou ações de conscientização sobre o Câncer de Boca

05/12/2023 - 11:14:53 - Saúde

O setor de Odontologia da Secretaria de Saúde realizou durante o mês de novembro a campanha Novembro Vermelho, de prevenção e conscientização sobre o câncer de boca.

Com ações nas Unidades de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas, a campanha focou na prática do autoexame, o principal método para descobrir a doença que pode ser feito facilmente por qualquer pessoa.

É importante ressaltar que caso tenha suspeita ou dúvidas, o paciente pode procurar a UBS a qualquer momento, não somente em período de campanha.

Além das ações nas unidades no dia 26 de outubro a Secretaria de Saúde de Medianeira possibilitou a participação dos servidores na Capacitação em Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal na Atenção Primária à Saúde, o evento ocorreu na Universidade Estadual de Cascavel sendo a palestrante Dra. Adriane de Castro Martinez.

CÂNCER DE BOCA

O câncer de boca geralmente é causado pelo tabagismo, consumo de álcool, falta de higiene oral, alimentos pobres em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C, exposição ao sol, histórico familiar e prótese mal adaptada ou quebrada.

Cerca de 80% dos casos desse tipo de câncer têm cura, mas é importante que o diagnóstico seja feito no início, para ter o tratamento adequado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que o câncer de boca pode ser prevenido de forma simples, por meio da promoção da saúde bucal, da ampliação do acesso aos serviços de saúde e do diagnóstico precoce.

Com isso, além de evitar o consumo de tabaco e álcool, recomenda-se o uso de filtro solar labial para a prevenção do câncer de boca.

Outra forma de combater a doença é o autoexame, pois sempre que o paciente perceber feridas (úlceras) bucais que não cicatrizam, placas brancas ou manchas vermelhas na cavidade oral, deve procurar um especialista. O diagnóstico ainda nos estágios iniciais, as chances de cura são altíssimas, sem necessidade de cirurgias mutiladoras.

COMO FAZER O AUTOEXAME

Para realizar o autoexame é preciso observar todas as regiões da boca (lábios, gengiva, bochecha, língua etc.) e apalpar o pescoço. Caso seja observada alguma alteração, deve-se ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar uma avaliação com o dentista.

O câncer de boca geralmente aparece com uma úlcera, uma ferida que no início não dói, mas não cicatriza. Pode aparecer também no formato de caroços, áreas dormentes, inchaços, sangramentos, dores e manchas coloridas na parte interna da boca ou lábios. Qualquer ferida na boca que permaneça por mais de 21 dias deve ser examinada por um cirurgião dentista ou um médico.

Em 2020, o Atlas de Mortalidade por Câncer relatou que o número de mortes pelo câncer de boca atingiu em sua maioria homens, totalizando 4.767 casos, enquanto o número em mulheres foi de 1.425 casos