Medianeira tem aumento do perímetro urbano e ganha novos bairros

12/12/2023 - 11:15:19 - Administração

Foi divulgado no Diário Oficial da terça-feira (05) a LEI Nº 1206/2023, que atualiza a divisão geográfica, atualização, criação, delimitação territorial e denominação dos Bairros do perímetro urbano de Medianeira.

Com a aprovação do novo Plano Diretor e alterações na lei que institui o perímetro urbano do município, Medianeira ganhou 11 novos bairros, passando a ter 23 bairros no total, e teve um amento de aproximadamente 110,85% em seu perímetro urbano.

Os novos bairros são: Santos Dumont, Iguaçu, Entre Rios, Country, Cidade Industrial, Área Industrial São Braz, Planalto, Araucária, Paraíso, Área Industrial Bom Jesus e Área Industrial Sagrada Família.

É importante destacar que houve redivisão de alguns bairros e alguns loteamentos foram elevados a bairros, por isso alguns endereços sofrerão alterações.

PLANO DIRETOR

O novo Plano Diretor detalhado está disponível na página da prefeitura (https://planodiretor.medianeira.pr.gov.br/).

A Constituição Federal de 1988 determina que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem, obrigatoriamente, elaborar um Plano Diretor para ser aprovado pela Câmara Municipal.

É no Plano Diretor que os cidadãos encontram as diretrizes de uso e ocupação do solo, zoneamento, índices urbanísticos e definição de áreas de interesse especial. O documento estabelece em quais áreas será incentivada a construção, o adensamento populacional e habitações de interesse social, a limitação de altura de edifícios, a proteção de mananciais, onde não será possível empreender, onde incentivar comércio e serviços, onde será priorizado o transporte público, entre outros.