Robótica é uma realidade na rede municipal de ensino de Medianeira

22/12/2023 - 14:30:56 - Educação e Cultura

As 13 escolas municipais contam com aulas de Robótica Educacional, uma iniciativa significativa, com impacto positivo no desenvolvimento dos alunos em todas as áreas do conhecimento, com a participação de mais de 1 mil alunos em contra turno escolar.

A resolução 01/2022 do Conselho Nacional de Educação trata da implementação da computação como complemento a BNCC: com Estímulo à Aprendizagem e Desenvolvimento de Habilidades.

O Município de Medianeira já contempla essa resolução com a Robótica Educacional no currículo, atendendo as habilidades e competências com metodologia, planejamento de ensino e plano de aula, sendo ministradas por professor, que é um pré-requisito da BNCC.

E para garantir o sucesso contínuo da computação/ BNCC são realizados:

Treinamento de Professores: fornecer treinamento adequado aos professores envolvidos no programa. Isso inclui conhecimento sobre os kits de robótica, linguagens de programação e como integrar a robótica nas disciplinas curriculares.

Currículo Integrado: desenvolver um currículo que integre a robótica com as disciplinas tradicionais, como matemática, ciências e tecnologia. Isso ajuda a contextualizar a aprendizagem e mostra aos alunos como a robótica se relaciona com diferentes áreas do conhecimento.

Eventos e Competições Locais: organizar eventos e competições locais entre as escolas para promover o espírito de competição saudável e proporcionar oportunidades para os alunos aplicarem suas habilidades em situações práticas.

Compartilhamento de Recursos: promover o compartilhamento de recursos entre as escolas, como materiais didáticos, kits de robótica e experiências de ensino. Isso pode ajudar a otimizar os recursos disponíveis e enriquecer a experiência dos alunos.

Engajamento da Comunidade: envolver a comunidade local com a Robótica Educacional. Isso pode incluir parcerias com empresas locais, realização de eventos abertos à comunidade e demonstrações através da exposição de robótica pelos alunos e professores.

Avaliação e Acompanhamento: implementar mecanismos de avaliação para medir o progresso dos alunos nas propostas das aulas. Isso pode incluir avaliações regulares, feedback dos professores e análise do desempenho em atividades propostas.

Inovação Contínua: estar aberto a inovações e atualizações no campo da robótica educacional. À medida que a tecnologia evolui, é importante adaptar a Robótica Educacional para garantir que os alunos estejam expostos às últimas tendências e ferramentas.

Inclusão e Diversidade: certificar que a Robótica Educacional seja inclusivo e promova a diversidade. Encoraje a participação de alunos de diferentes origens e habilidades, criando um ambiente acolhedor para todos.

Compartilhamento de Experiências de Sucesso: compartilhe histórias de sucesso, projetos interessantes e realizações dos alunos para inspirar outras escolas e comunidades a adotarem o ensino de Robótica Educacional.

A robótica educacional é uma ferramenta valiosa para preparar os alunos para os desafios do século XXI, ao expandir a Robótica Educacional em todos os anos em nosso município, atendemos os três eixos da computação: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura digital. Estamos adequando-se conforme a nossa realidade até atender o 100% da Computação na BNCC.

O nosso Município está contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional e preparação dos alunos para o futuro.