Casa da Memória de Medianeira participa da 22ª Semana Nacional dos Museus

08/05/2024 - 11:40:09 - Educação e Cultura

A 22ª Semana Nacional de Museus (SNM) acontece de 13 a 19 de maio, com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O evento é de extrema importância para a cultura e a História brasileira, reunindo museus e instituições culturais de todo o país em uma programação especial.

Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para as comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, várias ações estão sendo organizadas, de 13 a 17 de maio. “Durante toda a semana, teremos exibição do Documentário ‘ORIGEM – Raízes históricas da colonização de Medianeira’, que traz depoimentos de pioneiros e pioneiras, de filhos e filhas, com detalhes sobre a construção do município. É a história contada por cada personagem, com suas particularidades, curiosidades e memórias”, destaca a coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória de Medianeira, Ana Cláudia Valério.

Além da exibição do filme, serão realizadas visitas mediadas com o Conselho Administrativo da Associação Empresarial de Medianeira (ACIME), vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e um encontro com representantes dos Museus e Casas de Memória da região.

“Esse encontro terá como objetivo conhecer os espaços de memória da região oeste e saber como cada município está se organizando para a preservação da história local. Será um momento de debate e troca de experiências entre os responsáveis por estes espaços, visando elaborar estratégias em conjunto, para o envolvimento da população na preservação da História regional, para que essas memórias não se percam e as futuras gerações tenham conhecimento sobre suas origens. Além disso, o encontro será primordial para dar mais visibilidade aos Museus e Casas de Memória da região, já que o evento está inserido na programação nacional da Semana dos Museus”, explica a historiadora da Casa da Memória, Franciele Aparecida Araujo.

EXIBIÇÃO DE FILME: Documentário “ORIGEM – Raízes históricas da colonização de Medianeira”

Data: 13 a 17/05/2024

Horário: 9h e 15h

Confira a programação nacional no link: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/22a-semana-nacional-de-museus/programacao.

Assessoria Casa da Memória de Medianeira