Palestras marcam Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

13/06/2024 - 15:29:34 - Assistência Social

Medianeira recebeu nesta terça-feira (11) um ciclo de palestras em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/06), o evento foi realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI, rede governamental e não governamental, que atua na promoção e garantia de direitos da pessoa idosa, em parceria com o Lions Clube Medianeira Parque Iguaçu e SESC Medianeira, no Centro de Convivência do Idoso-CCI.

Na abertura do evento, para fazer uma acolhida especial aos participantes, estiveram presentes o vice-prefeito Evandro Mees, o secretário de Assistência Social Antônio Carlos Pereira, o gerente Executivo do SESC Medianeira Guilherme Masson Vital e a presidente do CMDPI Sirlei Bittencourt Pinheiro Brod.

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de gerar consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.

As palestras iniciaram às 14h30 para as pessoas idosas atendidas pelos serviços da rede de atendimento/proteção. A primeira palestra foi proferida pelo coordenador do Procon de Medianeira Sílvio José Lupschinski que abordou com muita clareza e conhecimento o tema: “Fraudes e direitos do consumidor com foco na pessoa idosa”.

A segunda palestra foi ministrada pela assistente social do Conselho da Comunidade de Medianeira/AMESFI Fernanda Ignez Dallelaste Bernartt que explanou com muita propriedade sobre o tema “Respeito e dignidade da Pessoa Idosa, uma luta de todas as gerações” e ao final foram trazidos dados de atendimento e canais de denúncia pela coordenadora do CREAS Juliana Viera Marcolin.

Os participantes receberam um folder informativo com os tipos de violência e canais de denúncia.

O evento também contou com várias apresentações de dança, música e cantoria realizadas pelas organizações parceiras (CCI/SESC/AMESFI), ainda sorteio de brindes oferecidos por várias empresas parceiras e pessoas comuns sensíveis a causa, após encerramento do evento com um delicioso café.