Capacitação em Saúde Bucal Reforça Atendimento e Humanização em Medianeira

24/06/2024 - 16:13:49 - Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Odontologia, realizou nos dias 4, 5, 11 e 12 de junho uma capacitação para a equipe de Saúde Bucal que atua na atenção básica.

O objetivo foi fornecer informações aos auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas que trabalham na atenção primária. Na parte técnica foram abordados os conteúdos da linha do cuidado do Estado do Paraná, entre eles a atenção odontológica a gestante, ao bebê e redes de atenção à saúde bucal.

Foram trabalhados assuntos como humanização no atendimento, a importância de um bom relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e a motivação para prestar um bom atendimento à população.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Saúde Rosangela Fiametti Zanchett, a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde Cristina Eliza Rocha, a coordenadora da 9ª Regional de Saúde Vanessa Pauli e a coordenadora da Atenção Primária Renata Aléssio.

A secretaria de Saúde Rosangela agradeceu todo o empenho das equipes de saúde bucal. “Estamos avançando nesta área, ampliando também com novas equipes que serão contratadas com a abertura de novas UBS”, destacou.

A coordenadora Vanessa Pauli destacou a importância do engajamento das equipes de saúde bucal com as equipes de saúde da família.

Cristina Rocha agradeceu à Secretaria de Saúde pelo apoio contínuo à área de odontologia. Ela destacou que hoje a cobertura está em 84%, graças aos investimentos em recursos humanos e equipamentos.

Cristina Rocha conduziu as rodas de conversa e debates sobre a linha de cuidado em saúde bucal do estado do Paraná, também trabalhou a importância do pré-natal odontológico e o atendimento da puericultura odontológica.

O responsável técnico Diego realizou um treinamento sobre as diversas ferramentas do sistema, incluindo o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A correta alimentação dos dados no e-SUS é crucial para que as informações sejam transmitidas de forma precisa.

A capacitação foi um passo importante para aprimorar o atendimento e a humanização no cuidado em saúde bucal em Medianeira. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em proporcionar um atendimento de qualidade e centrado no bem-estar da população.