Pepita é a primeira agroindústria medianeirense a conquistar o selo Susaf-PR e poderá comercializar seus produtos em todo o Estado

11/10/2024 - 14:30:25 - Agricultura e Meio Ambiente

A partir de agora a agroindústria Pepita Embutidos e Defumados de Medianeira poderá comercializar os produtos em todo o Paraná.

A certificação saiu nesta quinta-feira (10) após um processo de adequações a exigências do Susaf, documentações e portarias necessárias. Agora a empresa está habilitada para comercializar seus produtos além dos limites do município.

Essa é a primeira adesão ao Susaf-PR no município. Com o selo impresso nas embalagens, a agroindústria inspecionada e indicada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderá expandir seus negócios e ampliar as vendas dos produtos de origem animal em todas as cidades do Paraná.

O prefeito Antonio França parabenizou os proprietários Celso e Elisângela. “Nós ficamos muito felizes com essa conquista, a Pepita está a 6 anos comercializando produtos de altíssima qualidade aqui, e agora, com o Susaf tem as portas abertas para todo o Paraná. Parabenizamos também nosso time da Secretaria de Agricultura que não mediu esforços para que isso pudesse acontecer”, disse.

A entrega oficial da certificação foi feita na manhã desta sexta-feira (11) e teve a participação do prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, o secretário de Agricultura Amarildo Tessaro, a equipe de veterinários que faz parte de todo o processo, os empresários Celso e Elisângela Weschenfelder e do ex-secretário de Agricultura que iniciou os procedimentos Sebastião Antonio.

SUSAF

O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.

O Município de Medianeira aderiu ao Susaf em agosto de 2023, e os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários.

As agroindústrias que já estão registradas no SIM Municipal poderão procurar a divisão veterinária na Secretaria de Agricultura para verificar a documentação e os procedimentos necessários.