Medianeira participa do projeto Plantas Medicinais e Fitoterápicos

16/10/2024 - 10:55:48 - Saúde

Profissionais da rede municipal de saúde participaram na sexta-feira (11) da aula inaugural do curso de capacitação de profissionais de saúde, para a prescrição de plantas medicinais e fitoterápico.

O desafio do projeto é a territorialização da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, e essa primeira ação caracterizou-se por um dia de troca de conhecimentos e apresentação dos parceiros envolvidos em sua execução. Esse primeiro passo, aconteceu no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, em Foz do Iguaçu e reuniu médicos, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas, profissionais da rede pública mais de 50 municípios do Paraná.

O projeto está sendo conduzido pela Organização da Sociedade Civil Sustentec – Produtores Associados, a partir de convênio assegurado pelo programa Itaipu Mais que Energia. “A responsabilidade é coletiva. A integração de todos os gestores e dos profissionais de saúde que passarão a prescrever de maneira certa o uso das plantas medicinais e dos fitoterápicos, tanto na estratégia alimentar, quanto na atenção à saúde para a qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente da Sustentec, Euclides de Lara Cardoso Junior.

Distribuído em etapas, o projeto seguirá com a conclusão da capacitação teórica, com aulas online, uma ou duas vezes por semana, no período de expediente dos profissionais de saúde. A fase seguinte, irá abranger a parte prática e aplicação dos protocolos clínicos a base de plantas medicinais e fitoterápicos.

Segundo o presidente da Sustentec, destaca-se dentro do projeto, o fato de que cada profissional de saúde que está inserido nesta capacitação, irá eleger algumas pessoas para a aplicação dos protocolos que serão acompanhados por pesquisadores das universidades, para validação clínica e publicação científica dos resultados, ou seja, “todo o processo irá fornecer muito material para teses e dissertações, artigos científicos e livros, que serão essenciais para a segurança e eficácia na prescrição de plantas medicinais e dos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.