Município de Medianeira


Equipe Multiprofissional de Saúde se destaca pelos trabalhos em grupo na atenção primária

19/12/2024 - 10:22:43 - Saúde

O trabalho com grupo possibilita a troca de experiências, de informações e conhecimento entre seus membros, auxiliando na resolutividade de muitas dores, queixas, angústias e doenças que são vivenciadas no seu território.

Por isso a Equipe Multiprofissional, da Secretaria de Saúde, realiza diversos trabalhos em grupos, alguns preventivos, outros para estimular uma vida mais saudável, outros voltados à família.

Vamos conhecer uma pouco mais sobre cada um e a ações desenvolvidas no ano de 2024?

GRUPO “MAIS LEVE”

O grupo foi criado para pacientes com obesidade mórbida e obesos com IMC acima de 35kg/m2 que apresentem alguma comorbidade. Os pacientes que participam do grupo aguardam a realização da cirurgia bariátrica. Os objetivos do grupo estão relacionados às informações pertinentes ao pré e pós procedimento cirúrgico. Sendo válido salientar a importância da mudança de estilo de vida que é tratada durante os encontros. O grupo tem a participação de profissionais que atuam na área da saúde Pública do município, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, bem como a participação de pacientes que já realizaram o procedimento com o intuito de que esses candidatos a cirurgia bariátrica possam de fato ter contato com pessoas que já passaram pela experiência a fim de estimular a reflexão sobre o assunto.

Os encontros do "Mais Leve" são realizados mensalmente tendo uma proposta de 24 meses de acompanhamento, acontecem no SESC.

GRUPO “PLANEJAMENTO FAMILIAR”

O planejamento familiar, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um conjunto de ações preventivas e educativas, que orientam a população sobre métodos para evitar a gravidez não planejada, além de assegurar que as pessoas tenham acesso à informação, a métodos de contracepção eficazes e serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma saudável. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) juntamente com a eMulti realizam orientações sobre métodos contraceptivos disponíveis no SUS à população, que vão desde - preservativos a medicamentos - anticoncepcional oral e injetável, inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e/ou a escolha pela esterilização cirúrgica (laqueadura ou vasectomia).

Além disso, também é ofertado um trabalho em grupo com gestantes do município atendidas pelo SUS, rede privada e planos de saúde, onde são trabalhados temas como: primeiros cuidados com o recém-nascido (cuidados com coto-umbilical, banho, vacinas, etc.); manobras para desengasgar o bebê, amamentação; preparação para o parto, sinais de alarme do trabalho de parto, dentição do bebê e cuidados odontológicos durante todas as fases de desenvolvimento; cuidados odontológicos voltados para a gestante; planejamento familiar - métodos contraceptivos disponibilizados pelo SUS e métodos cirúrgico de laqueadura e vasectomia.

O grupo é coordenado pela assistente social Pamella Canton envolvendo diversos profissionais de todas as UBSs e eMulti de acordo com a temática.

Os Grupos acontecem semanalmente todas as terças-feiras as 08h30min, na eMulti, Rua Paraguai, 2240, Cidade Alta, sendo que este ano (2024) 176 mulheres (gestantes ou não) participaram do grupo com intuito de realizar o procedimento de laqueadura, destas 75 concluíram o processo, 61 desistiram da laqueadura e 40 estão aguardando a conclusão.

GRUPO “DOR CRÔNICA”

Conviver com dores, tomando medicamentos e não tendo resultados satisfatórios. Essa é a realidade de quem é diagnosticado com dor crônica, o alívio só é conseguido com atendimento multidisciplinar. É pensando nisso que a Equipe Multiprofissional de Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo o grupo, atuando na educação em saúde para pessoas que tenham queixas de dores crônicas, relacionadas a causas físicas e psíquicas.

Oferece o acompanhamento com profissionais de várias áreas, como Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Desde que iniciou em julho/2023, mais de 50 pessoas participam dos grupos realizados em todo o território.

São realizados 04 encontros descentralizados e rotativo nos bairros, e a cada semana é abordado um aspecto diferente na recuperação e promoção da saúde, alongamentos, sessões de auriculoterapia, terapia em grupo, além de interação social e abordagens multidisciplinares sobre a dor (orientações relacionadas a prevenção e mobilidade, nutrição e saúde mental). Os grupos de Dores Crônicas vêm para minimizar o sofrimento das pessoas com dor crônica, através de dicas e orientações que visam promover a melhora do quadro e a qualidade de vida.

GRUPO “VASECTOMIA”

No ano de 2024 foram realizadas aproximadamente 76 esterilizações masculinas (vasectomias), seguindo a legislação vigente e os critérios necessários, conforme o Planejamento Familiar os homens passaram por dois encontros antes de fazer o procedimento, um encontro com a participação da psicóloga e assistente social e outro com o médico ou enfermeiro, sendo abordados assuntos pertinentes como: Paternidade e Cuidado, Planejamento Familiar, Reflexão sobre a decisão de esterilização definitiva, Legislação, Saúde Sexual e Reprodutiva Masculina, Doenças Prevalentes na população masculina.

GRUPO “TABAGISMO”

Visa o apoio a cessação do uso do tabaco e conta com a participação de diversos profissionais da área da saúde (médica, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista), os quais trabalham questões relacionadas aos malefícios do uso de cigarro convencional, narguilé, POD, cigarros eletrônicos, etc.; as doenças relacionadas; os benefícios da cessação do uso; a melhora na qualidade de vida, entre outros.

Temas como mudança de comportamento e escolhas assertivas; como a alimentação pode auxiliar na cessação do tabagismo; sobre o que é dependência e como tratá-la, além disso, são realizadas sessões de auriculoterapia e entrega de materiais que auxiliam na cessação do uso.

Os encontros são semanais, no horário das 18h na sala de espera do agendamento da UBS Centro. Foram realizados 04 grupos de cessação do tabagismo no ano de 2024. Cada grupo foi composto por 05 encontros, com base no Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer – INCA. No ano de 2024, 34 pessoas participaram dos encontros.

GRUPO “HIPERDIA”

As Unidades Básicas de Saúde estão trabalhando desde março com grupos para pacientes hipertensos e diabéticos do município. O objetivo do grupo HIPERDIA visa a melhora na qualidade de vida dos pacientes, assim como a conscientização sobre os cuidados necessários com essas doenças.

Os grupos são coordenados pelos nutricionistas respectivos de cada unidade de saúde, consta também a participação dos demais profissionais de psicologia, fisioterapia, serviço social, enfermagem, médicos e agentes comunitárias e outros profissionais.

Procure as UBSs para maiores informações.

GRUPO TERAPÊUTICO “LUTO MATERNO”

Este grupo coordenado por uma profissional da psicologia tem como objetivo o acolhimento e o suporte psicoterapêutico para mulheres que vivenciam o luto pela perda de um filho. Compreender as fases do luto e todo o processo que envolve esta delicada temática são alvo do nosso trabalho, como por exemplo, resinificar sentimentos relacionados a perda, a troca de experiências entre as participantes no sentido de fortalecer e compartilhar as vivencias sobre o luto, perceber novas possibilidades, sentir-se melhor em relação a saúde e “voltar a vida”. Este grupo é aberto para a população feminina, ofertado pela saúde pública do Município, acontece mensalmente na Equipe Multiprofissional de Saúde. Quaisquer informações e interesse em participar, procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência.