Município de Medianeira
No mês de conscientização, profissionais da Atenção primária recebem capacitação sobre a Tuberculose
24/03/2025 - 16:59:07 - Saúde
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, comemorado anualmente em 24 de março, a secretaria de Saúde, através da vigilância em Saúde, promoveu na sexta-feira (21) uma tarde de capacitação para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária sobre a Tuberculose, com a enfermeira Roseli Martins da 9ª Regional de Saúde e o enfermeiro Eduardo Putton, coordenador do ambulatório de Tuberculose do município de Foz do Iguaçu.
Durante a semana de 24 a 28 de março, todas as unidades realizarão busca ativa de sintomáticos respiratórios em suas áreas de abrangência, além de orientações à população.
Sobre a Tuberculose: Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.
O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.
Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.
Sinais e sintomas mais frequentes:
– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– Cansaço excessivo e prostração;
– Febre baixa geralmente no período da tarde;
– Suor noturno;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento acentuado;
– Rouquidão.
Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
O Dia Mundial da Tuberculose, comemorado anualmente em 24 de março, amplifica a urgência de acabar com a tuberculose — a doença infecciosa mais mortal do mundo. A tuberculose continua a devastar milhões de pessoas em todo o mundo, causando graves consequências econômicas, sociais e de saúde. O tema deste ano, Sim! Podemos Acabar com a Tuberculose: Comprometer-se, Investir, Entregar, é um chamado ousado por esperança, urgência e responsabilidade.
Em Medianeira, no momento há10 pacientes em tratamento, acompanhados pelas unidades de saúde.