Notícias
Medianeira promove palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
16/07/2025 - 16:58:57 - Assistência Social
Na segunda-feira (14), o município de Medianeira realizou uma importante ação de sensibilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho).
A palestra aconteceu às 18h30, no Auditório da Prefeitura, reunindo pessoas idosas, familiares, profissionais da área e comunidade em geral. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), em parceria com o Lions Clube Medianeira Parque Iguaçu e o SESC Medianeira.
Instituída oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, a data busca alertar para as violações de direitos contra pessoas idosas e divulgar formas de prevenção e denúncia.
O evento contou com a presença do prefeito Antonio França, do vice-prefeito Evandro Mees e do secretário de Assistência Social Antonio Carlos Pereira, reforçando o compromisso da gestão com o cuidado e o respeito à pessoa idosa, a presidente do CMDPI Marisa Ceruti, a representante do Sesc Debora Mattana e a presidente do Clube Medianeira Parque Iguaçu Giulia Mazzarella.
O convidado para ministrar a palestra foi o médico geriatra Dr. Afonso Aparecido Soares, autor do livro Gerontolescência: o que você quer ser quando envelhecer?, que abordou com clareza e sensibilidade os desafios do envelhecimento saudável e o enfrentamento à violência contra esse público.
Para o prefeito Antonio França, é fundamental promover espaços de escuta, informação e conscientização. “Precisamos valorizar e proteger quem tanto já contribuiu para o nosso município. Este é um compromisso que assumimos com carinho e seriedade: cuidar de quem cuidou de nós.
Ações como esta fortalecem nossa rede de apoio, estimulam a vida saudável, ampliam o diálogo e ajudam a combater qualquer forma de violência contra a pessoa idosa”.
A ação reforça o compromisso de Medianeira com o cuidado, o respeito e a valorização da pessoa idosa, promovendo informação e diálogo como ferramentas de proteção e cidadania.