Educação pública municipal de Medianeira é destaque no Brasil

29/06/2020 - 12:16:32 - Educação e Cultura

O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) lançou, nesta quinta-feira (25 de junho), o estudo “Educação que Faz a Diferença”, que reconhece 118 redes de ensino municipais do país com bons resultados no Ensino Fundamental. Cada uma delas recebe um selo de qualidade, de acordo com patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. A pesquisa teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.

Medianeira aparece dentre as 118 redes do país reconhecidas, sendo 22 no Paraná, e receberá um selo de certificação na categoria Bom Percurso.

As 118 redes reconhecidas, além dos bons resultados no Ensino Fundamental, atingiram também critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.

O estudo traz também um mapeamento de boas práticas no Ensino Fundamental, principalmente no âmbito das Secretarias de Educação, mostrando ações e práticas comuns que estão associadas a um bom desempenho dos estudantes. É possível dizer que as 118 redes reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos; esforçam-se para reduzir as desigualdades e não deixar ninguém para trás; trabalham para que todos fiquem na escola; e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.

A Secretária de Educação Clair Rugeri parabeniza a todos os profissionais da educação e afirma que os bons resultados passam pela gestão da Secretaria de Educação e de cada instituição de ensino e devem-se aos investimentos em vários âmbitos como a formação contínua dos profissionais, as condições de trabalho, a infraestrutura física e principalmente ao trabalho comprometido que cada profissional desenvolve a cada dia nas instituições.

*As fotos desta matéria são do ano letivo de 2019, portanto anterior ao Covid-19**