Município de Medianeira
Creas é referência no atendimento a vítimas de violações de direitos
13/08/2021 - 16:07:40 - Assistência Social
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco pessoal e social, violação de direitos como abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos e abuso sexual.
Podem procurar atendimento no CREAS pessoas em situação de rua, situação de trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia. Também pode ser atendida pela equipe do CREAS pessoas em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos.
O CREAS oferta também o serviço de acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.
Além de orientar e encaminhar os usuários para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CREAS também é oferecido orientação jurídico-social por advogado que compõe a equipe técnica.
O usuário pode ser encaminhado ao CREAS pelos serviços da assistência social ou de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, como o Conselho Tutelar e Ministério Público, além do atendimento a pessoas que procuram espontaneamente o serviço.
No CREAS também é desenvolvido o Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora, que foi criado para acolher crianças e adolescentes cujas famílias estão temporariamente impossibilitadas de prestar os cuidados essenciais.
O Serviço Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança e adolescente.
O CREAS fica localizado na Rua Espírito Santo, 2200 – bairro Nazaré (ao lado do Cartório Eleitoral).
Telefone: 45 3264 8693
CREAS/PAEFI - geral: 45 9 8803 1032
Família Acolhedora: 45 9 9142 2306.