Medianeira realiza o primeiro encontro de estudos sobre a CONAE 2022

13/10/2021 - 12:00:32 - Educação e Cultura

Uma nação é respeitada e considerada forte quando, nela, vivencia-se uma democracia consistente, a qual, por sua vez, só é possível, em sua plenitude, se sua Educação é reconhecidamente de alta qualidade.

No Artigo 214 da Constituição Federal (BRASIL, 1988), podemos ler: A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.

Para o cumprimento da Lei, no dia 08 de outubro, realizou-se o fórum intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Os municípios de Foz do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Missal, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia organizaram-se de forma on-line para discussão do texto referência e análise das metas do último Plano Nacional de Educação (PNE).

O prefeito Antonio França fez a abertura de forma online e falou sobre a importância de discutir e avaliar o PNE, sempre pensando no melhor para os aprendizes.

A secretária de Educação Clair Rugeri também fez o uso da palavra e destacou sobre a importância do plano, por isso a participação de todos é fundamental.

Divididos em grupos, os participantes representantes de escolas municipais, estaduais, particulares e universidades, estudaram e fizeram apontamentos que subsidiarão a construção do próximo PNE que acontecerá em várias etapas.

A rede municipal de ensino de Medianeira reuniu os professores representantes das instituições escolares na Secretaria de Educação para a palestra de abertura (on-line) com a professora Maria do Pilar Lacerda e, posteriormente, deu-se continuidade aos trabalhos em cada grupo previamente organizado.