Medianeira participou do XXII Encontro Nacional do Congemas

15/06/2022 - 17:27:53 - Assistência Social

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram em Foz do Iguaçu durante os dias 08 a 10 de junho de 2022 do XXII Encontro Nacional do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) que teve como tema: O futuro da assistência social no Brasil: compromisso dos governos na superação da fome e das desproteções sociais!

O Encontro reuniu aproximadamente 2000 pessoas de todos os Estados do Brasil e teve o objetivo de fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, por meio da mobilização, articulação, orientação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência Social.

O encontro foi dividido em conferência, painéis temáticos e oficinas simultâneas que discutiram o balanço do SUAS no Brasil a luz do II Plano Decenal da Assistência Social e as novas estratégias no contexto de pandemia, inovação em gestão e trabalho social.

Ficou evidente os desafios que a Política da Assistência Social possui pela frente em relação ao crescente número de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente, principalmente da pandemia, bem como o desafio de fortalecimento do SUAS.

O Encontro Nacional foi resultado de debates dos encontros Regionais do Congemas ocorridos nas 5 regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste.