Medianeira realiza programação alusiva ao Agosto Lilás

05/08/2022 - 16:52:53 - Assistência Social

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM em parceria com a Secretaria de Saúde realizou uma semana de ações alusivas à campanha Agosto Lilás, que encerrou nesta quinta-feira (04) a presença do Ônibus Lilás do Governo do Estado.

Em um ato realizado na UBS Centro, o prefeito Antonio França destacou que não podemos tolerar qualquer tipo de violência. “Precisamos ter consciência da importância de buscar ajuda, de denunciar os agressores, infelizmente esse tipo de violência contra mulher ainda acontece muito, e essa campanha vem para acender a luz de alerta, que estamos atentos, estamos trabalhando. Quero parabenizar o Conselho da Mulher, que juntamente com as secretarias de Assistência Social e Saúde, organizou as ações da campanha”.

O CMDM através da Resolução nº 04 de 03/05/2022, que criou a Comissão Organizadora da Campanha Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo fim da Violência contra à Mulher, em alusão a Lei Maria da Penha promulgada em 07 de agosto de 2006, que preparou um cronograma de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

As ações foram realizadas nas Unidades de Saúde, através de conversas e distribuição de material informativo, e com os Agentes de Saúde com o tema “Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica/Familiar no Âmbito da Atenção Básica”.

Nesta quinta-feira (04) o Ônibus Lilás do Estado do Paraná esteve em Medianeira e realizou atendimento nas UBSs Parque Independência e Centro e nas Organizações da Sociedade Civil AMEDEF (Associação Medianeirense dos Deficientes Físicos) e CAIA (Centro de Atenção Integral ao Adolescente) anexo ao Pavilhão da Igreja Católica do Jardim Irene.

O ônibus lilás trata-se do reforço ao Pacto Nacional pelo enfrentamento a violência contra a mulher e o Programa "Mulher viver sem violência" em comemoração ao Agosto Lilás e aos 16 anos da Lei Maria da Penha.

A intenção é ampliar a visibilidade para questões de conscientização para a prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, despertando uma reflexão sobre a vida humana, e especialmente um novo olhar sobre o valor da mulher.

Dentro do Ônibus foram ofertados atendimentos, bem como informações e orientações às mulheres através das profissionais de Direito e Psicologia.

Ainda foi entregue a todos o material da Campanha, um leque que nesta 2ª edição teve a parceria do Rotary Clube Rio Alegria e o Clube Soroptimista Medianeira, e tem a finalidade de informar a população feminina sobre os canais de denúncia e locais para atendimento e orientações no Município de Medianeira.