Município de Medianeira


Assistência Social e CMDM trouxeram palestra sobre Violência Doméstica com Patrulha Maria da Penha

21/09/2022 - 09:45:41 - Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Medianeira, recebeu no dia 15 de setembro de 2022 a palestra sobre o tema Violência Doméstica, evento que faz parte do trabalho realizado pela comissão técnica da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

A palestra foi ministrada pelos Soldados da Polícia Militar Abiane Izolan Ribeiro e Ben-Hur Luis Kaiser Corrêa, policiais do 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão e técnicos da Patrulha Maria da Penha, abordando a temática de forma dinâmica, trazendo informações sobre a Lei Maria da Penha, as formas de violência e sobre o trabalho desenvolvido pelos órgãos de atendimento e proteção às mulheres.

Esta ação vem ao encontro das campanhas e ações promovidas no Município com o objetivo de sensibilizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também para avaliar as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.

No evento também foi informado aos participantes que, de encontro com as ações desenvolvidas no Município buscando a proteção dos direitos da mulher, em esforço conjunto entre todos os equipamentos da rede de proteção, foi construído no fim de 2021 um novo fluxo, reordenando o atendimento as mulheres que vivenciaram violência.

Neste fluxo, todos os locais recebem e acolhem a mulher, encaminhando posteriormente ao CREAS, que é o responsável pelo acolhimento e avaliação de demandas e encaminhamentos necessários, além de ofertar grupo de apoio específico para esse público. O grande diferencial foi a inclusão da Polícia Civil e Militar, Ministério Público e Poder Judiciário, que passaram a encaminhar as mulheres para busca ativa da rede. Com esse novo formato, houve um salto no número de atendimento, demonstrando a demanda que antes permanecia reprimida.

Em 2021 foram atendidos pelo CREAS apenas 9 casos de mulheres que vivenciaram violência, enquanto que até o mês de setembro de 2022 já foram recebidos 307 encaminhamentos.

A palestra contou com a presença de profissionais da rede de atendimento do Município, representante da Polícia Militar, além de estudantes e jovens integrantes do Programa Jovem Aprendiz da entidade Semear.