Campanha de Valorização da Pessoa Idosa 2022

22/09/2022 - 17:25:15 - Assistência Social

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) está realizando a Campanha de Valorização a Pessoa Idosa, com ações voltadas à prevenção de situações de violação de direitos da pessoa idosa que levam ao acolhimento institucional de idosos.

A escolha do mês não é por acaso, pois em 30/09 se comemora o Dia do Ancião e no dia 01/10 o Dia Internacional do Idoso.

A campanha busca combater a invisibilidade da pessoa idosa na sociedade, estimular ações preventivas de violação de direitos da pessoa na comunidade e com as famílias, prevenindo o acolhimento institucional de pessoas idosas, bem como o fortalecimento os laços familiares e vínculos comunitários.

Neste ano foram realizadas Ações de Fortalecimento da Política do Idoso como o Chamamento Público para parceria com OSC para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos com início em janeiro pela OSC CAIA. Novos projetos registrados no CMDI, Atualização do Protocolo para Acolhimento Institucional de Idosos no Município, Elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 2023/2026, Lançamento da 2ª edição do Edital de Banco de Projetos para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, entre outros.

A Campanha de Valorização de 2022 inicia nesta sexta-feira (23) com atividade alusiva ao dia Internacional do Idoso com os acolhidos e colaboradores do Recanto Parque Iguaçu com o objetivo de despertar o público jovem nas diversas limitações que o idoso enfrenta.

• 27/09 das 14:00 as 15:30 – Oficina de Dança com lanche especial e 30/09 – Oficina de pilates com lanche especial, entrega de mimos e música ao vivo para os idosos atendidos pela AMESFI.

• 29/09 a tarde e 30/09 de manhã – Distribuição na Praça Central, Folders da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa;

• 01/10 – Divulgação através das redes sociais de um vídeo sobre o tema da Campanha;

• 04/10 – Tarde de cinema para os idosos atendidos na AMEDEF;

• 04/10 das 08:00 as 11:00 - Passeio ao Morro da Salete grupo Mexa-se do SEMEAR - Piquenique, ginástica funcional ao ar livre, momento de conversa em troca de experiências, dinâmica sobre reviver a memória.

• 04/10 a 06/10 – 1ª OLIMPÍADA DO IDOSO – organização CRAS e Secretaria de Esporte, Modalidades Esportivas: Dominó, Trilha, Dama, Canastra, Bocha, Bocha 48, Arremesso ao Alvo, Arremesso na Lata, Arremesso de Argola, Bola na Cesta, Bolãozinho e Vôlei no Escuro. Modalidades Culturais: Concurso de Dança, Concurso de Piada e Exposição de Artesanato. Modalidade Gastronômica: Festival do Risoto. Inscrições no CRAS até dia 23/09.

• 14/10 a tarde – Atividade intergeracional entre o SCFV de crianças e adolescentes e SCFV de idosos CAIA com o objetivo de refletir o diálogo entre as gerações a troca de experiência que favorece o enriquecimento mútuo.

• 18/10 das 8:30 às 10:30 - Roda de conversa com grupo Mexa-se da SEMEAR, com a assistente social Andressa Rosa Izé, sobre a Valorização da Pessoa idosa com lanche especial.

• 28/10 a tarde – Bingo Idosos SCFV CAIA;

Concurso de Redação

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Universidade Federal do Tocantins – UFT promovem Concurso de redação com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI” voltado para os jovens matriculados no ensino médio de escolas públicas do Brasil. Terá premiação até o 5º lugar. As inscrições vão até o dia 23 de outubro. Link de acesso ao edital: