Município de Medianeira


Casos de Chikungunya preocupam Comitê de Acompanhamento da Dengue

08/02/2023 - 14:55:27 - Saúde

Na manhã desta quarta-feira (08) o Comitê de Acompanhamento da Dengue se reuniu para discutir sobre os números do último levantamento de índice realizado pelo setor de Endemias e os casos de Chikungunya registrados em municípios vizinhos.

A enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Cleide Mari da Silva, destacou a preocupação pelo fato de casos de Chikungunya registrados em São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Pato Branco serem todos autóctones, ou seja, a doença foi adquirida na zona da residência do enfermo, além de o período de incubação do vírus no mosquito transmissor ser mais rápida.

Na oportunidade foram repassados que os maiores focos de larvas de mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, ter sido encontradas dentro da residências em cisternas, caixas de água mal cobertas ou destampadas, piscinas, vasos de plantas e materiais armazenadas nos fundos de lote.

O comitê pontuou a importância de realizar campanhas educativas e principalmente reforçarmos que cada um precisa fazer a sua parte, cuidar de suas casas, inspecionar mais atentamente e com maior frequência sua casa e terrenos, este é problema recorrente e neste ano possui o agravo da introdução do vírus da Chikungunya, que pode deixar sequelas permanentes nos casos mais graves da doença.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra Dengue, Zica ou Chikungunya, portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

SOBRE A DOENÇA

A chikungunya é uma doença causada por um vírus, chamado CHIKV, com um conjunto de sintomas que é bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Uma vez que a pessoa é picada por um mosquito infectado com o vírus, ela pode levar de quatro a sete dias para desenvolver os sintomas da doença.

Entre os sintomas apresentados por um paciente infectado por chikungunya, podemos destacar:

– febre alta (acima dos 39° C) de começo súbito;

– dor intensa nas juntas, geralmente em ambos os lados do corpo;

– pele e olhos avermelhados e irritados;

– erupções na pele que coçam;

– conjuntivite;

– dor no corpo;

– dor de cabeça;

– náuseas e vômitos.

O principal sintoma de chikungunya é a dor muito intensa nas articulações. O paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença.

O indivíduo também pode apresentar dificuldade para movimentar os membros e articulações por conta das dores. Essa é apontada como uma das sequelas do chikungunya. Os outros sintomas podem durar até 14 dias.