Campanha Agosto Lilás abordou a violência contra mulher

14/09/2023 - 08:59:16 - Assistência Social

A campanha Agosto Lilás aborda a violência contra a mulher, a importância da denúncia e a prevenção da mesma.

A abertura da Campanha aconteceu no dia 07 de Agosto, aniversário da Lei Maria da Penha, com uma entrevista na rádio Cidade, onde a presidente do CMDM, Patrícia Weizenmann da Silva, destacou sobre o protocolo e o fluxo de atendimento à mulher em situação de violência existente em Medianeira.

Durante todo o Mês foram realizadas palestras informativas, divulgando os canais de atendimento/denúncias, delineado o ciclo da violência, além da entrega de folheto informativo em vários serviços de atendimento da rede municipal, ciclo de palestras com falas sobre as principais características das violências domésticas, direitos das mulheres e empoderamento feminino.

Nas redes sociais foi divulgado um vídeo com a psicóloga do CREAS Samara de Sousa Pereira divulgado o serviço e os canais de denúncia.

Encerrando a Campanha no dia 29 de agosto (terça-feira) com a participação de membros da rede municipal no II Fórum Municipal de Políticas para Mulheres com o tema “Violência Doméstica e Familiar e Feminicídio: o assassinato de mulheres por condição de gênero e os impactos deixados em seus familiares e na sociedade”, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Município de Cascavel.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM através da Resolução nº 04 de 03/05/2022 criou a Comissão Organizadora da Campanha Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo fim da Violência contra à Mulher, em alusão a Lei Maria da Penha promulgada em 07 de agosto de 2006, organizou um cronograma de ações em parceria com as Organizações e Secretarias que fazem parte do Conselho.

II FÓRUM MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES EM CASCAVEL

O evento foi aberto com um impactante teatro retratando mulheres em situação de violência doméstica. Após, os trabalhos foram iniciados com a mesa-redonda, que contou com os palestrantes: Dra. Nicia Kirchkein Cardoso, do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher e Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos da Comarca de Cascavel, Dra. Andrea Simone Frias, da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel e Dr. Alex Fadel da 16ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel, que relataram a experiência do trabalho realizado no Município, tais como: os programas implantados no judiciário e no executivo, tanto para o acolhimento da mulher vítima de violência, quanto para grupos reflexivos com autores de violência, aplicação de medidas protetivas previstas pela Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), enfatizando-se, ainda, o apoio à mulher no caso de descumprimento dessa medida, bem como, a responsabilização do agressor, frisando a importância da existência da Patrulha Maria da Penha, desempenhada pela Guarda Municipal, com o papel de acompanhar, monitorar e proteger a mulher vítima de violência com medida protetiva, destacando sua brilhante atuação no Município.

No período da tarde, foram disponibilizadas oficinas temáticas abordando diferentes aspectos da violência doméstica. As oficinas possibilitaram o compartilhamento das experiências e exemplos de práticas assertivas do Município de Cascavel, que poderão contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho realizado em Medianeira, bem como, servirão de inspiração para a ampliação e qualificação das políticas públicas para as mulheres medianeirenses.