Lançado Material Gráfico e Sinalização da Rota da Fé – Destaque para Medianeira

17/06/2024 - 11:40:37 - Desenvolvimento Econômico

O Festival das Cataratas, em sua19ª edição, sempre em Foz do Iguaçu, contou com a presença de diversas autoridades, tais como o Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira e o Secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes. Além disso, foi palco do lançamento do mapa, da nova sinalização e do material gráfico da Rota da Fé.

Nos dias 06 e 07 de junho Medianeira se destacou por ser a primeira a instalar a sinalização para os visitantes e ter mapeado todos os atrativos da Rota da Fé, que foram apresentados em dois momentos. O primeiro, pela presidente da ADETUR, Dagmar Pedroso, no Caminhos Iniciáticos de Compostela, como um exemplo de potencial pra rota de peregrinação religiosa. “Estar nesse debate significa que nosso roteiro tem reconhecimento no território. Nossa rota da fé ganhou expressividade dentro da grande trilha Caminhos do Iguaçu e nasceu da construção de um colegiado regional. Diferente das demais experiências apresentadas nessa Mesa. Foi muito interessante observar que uma rota religiosa não necessita nascer pelas mãos de religiosos ou de locais históricos como as Missões por exemplo”, salienta Dagmar.

O segundo momento foi apresentado o Projeto como um todo, pela turismóloga e técnica da ADETUR, Sara Moares, no Encontro do Fórum Nacional das Unidades de Conservação (Snuc - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza). “No dia 08 pela manhã tivemos uma grande oportunidade de apresentar o Projeto Caminhos do Iguaçu no Encontro Nacional da SNUC, representantes de UCs de todo o Brasil estiveram presentes, além de representantes do IAT, Mtur e MMA. É sempre uma grande alegria poder falar desse projeto que uniu toda uma região, um trabalho coletivo que valoriza a conservação ambiental aliado ao desenvolvimento socioeconômico e cultural através da atividade turística no território da região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. O evento aconteceu dentro da Programação do Festival Internacional das Cataratas realizado em Foz do Iguaçu", explica Sara.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, o que garante o futuro da atividade turística na região lindeira é o associativismo, com projetos que vão além das fronteiras dos municípios. “Nossa paixão pelo Turismo nos leva a desenvolver ações que fazem toda a diferença. Estas ações fazem parte do Plano de Desenvolvimento do Turismo como alternativa econômica para o município”, afirma a secretária.