Município de Medianeira


CMDM realiza campanha pelo fim da violência contra as mulheres

19/11/2024 - 16:27:40 - Assistência Social

Inicia nesta quarta-feira (20) a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres de Medianeira, instituído pela Lei Nº 1207/2023, de 05 de dezembro de 2023.

Os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma campanha de nível nacional, que se inicia no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), devido a dupla vulnerabilidade da mulher negra, perpassando datas como: o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25 de novembro), o Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06 de dezembro), encerrando-se no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

No município, a campanha vem sendo realizada desde 2021, por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher juntamente à Secretaria Municipal de Assistência Social e parceiros.

Esta campanha, busca conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a violência contra mulheres e meninas, e colocar a luz a temática visando prevenir e atender os casos do nosso município.

A violência, nas suas mais diferentes manifestações, pode atingir a meninas e mulheres independente de idade, raça, religião, classe social ou orientação sexual, e a luta pela eliminação de todas as formas de violência é diária e depende dos esforços coletivos da sociedade.

O planejamento das ações iniciou-se a partir do último dia 15 de outubro em reunião ordinária do CMDM, em que o Conselho juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social vem somando esforços na busca pelo aperfeiçoamento da rede de proteção das mulheres de Medianeira. Diante disso, no dia 12 de novembro realizou-se visita técnica ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher - CRAM do Município de Foz do Iguaçu onde também foi discutido sobre a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e o Serviço de Acolhimento para mulheres em situação de violência, na busca de conhecimento e boas práticas que podem ser implementadas no Município.

Na data de 13 de novembro aconteceu uma reunião online, entre membros do CMDM, Secretaria de Assistência Social e a equipe da Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná para alinhamento da execução da política da mulher no Município e as possibilidades para aperfeiçoamento do atendimento e proteção das mulheres em situação de violência.

O CMDM, em parceria com vários órgãos de atendimento e proteção aos direitos da Mulher, está trabalhando no planejamento de ações para a Campanha, que serão divulgadas nos próximos dias.