Município de Medianeira


Linha Alegria celebra 70 anos com livro histórico produzido pela Casa da Memória

25/04/2025 - 14:46:59 - Educação e Cultura

A noite desta quinta-feira (24) foi especial para a Linha Alegria, em Medianeira; A missa de Ação de Graças em comemoração aos 70 anos da Comunidade foi coroada com o lançamento do livro histórico, produzido pela Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira, com a colaboração da Comunidade. O evento integra as 65 ações que fazem parte da programação de aniversário de Medianeira.

A Missa foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Maringá, Dom Anuar José Battisti, e concelebrada com o Pároco Pe. Agostinho Gatelli, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O momento foi marcado por muita emoção e contou com a presença do prefeito de Medianeira, Antonio França, e da comunidade, inclusive de três pessoas que, ainda crianças, participaram da 1ª missa (24 de abril de 1955) – Antônio Tramontin, Santina e Rosa Martins - realizada em uma das primeiras casas construídas na comunidade.

Na sequência foi lançado o livro: “Memórias da Linha Alegria: 70 anos de histórias e transformações”, que traz as memórias dos moradores ao longo das sete décadas.

O prefeito Antonio França parabenizou a comunidade pela passagem dos 70 anos e destacou a importância do registro das memórias locais. “É com grande alegria que felicito cada morador da comunidade por esta trajetória. Uma história que merece ser preservada e que agora foi concretizada, em parceria com a Casa da Memória, com este livro. Uma obra que honra as gerações que construíram o que somos hoje e, acima de tudo, nos incita a refletir sobre como podemos, juntos, continuar a escrever nossa história. Ele nos conecta com as raízes profundas da nossa cidade, com as histórias de pessoas que, com coragem e determinação, ajudaram a moldar o presente e o futuro que hoje desfrutamos”.

A coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, Ana Cláudia Valério, fez a entrega simbólica da obra para a comunidade, representada pela família Battisti (pai Albino e filhos José Fernando e Renata) - que auxiliaram diretamente na construção do livro -, e para as autoridades religiosas presentes. “O livro traz a história da Linha Alegria, contada através de relatos dos moradores, de fotografias e documentos. Ele estimula o senso de comunidade e o respeito pelas origens. É um convite para olhar com mais carinho o lugar onde se vive e reconhecer que cada comunidade, por menor que pareça, carrega em si o universo de sua gente. Nos sentimos honradas em poder registrar essas memórias, que fazem parte não só da comunidade, mas da História de Medianeira. E essa é a missão da Casa da Memória, ser a guardiã das memórias e da História do município”, salientou Ana Cláudia.

Para abrilhantar ainda mais a noite festiva, fogos de artifício iluminaram o céu da Linha Alegria, depois foi cantado parabéns, servido bolo, finalizando com a partilha e momentos confraternização.