Notícias
MOMENTO HISTÓRICO
Casa da Memória lança livro “Terra e Povo: uma História de Medianeira”
23/07/2025 - 09:23:22 - Educação e Cultura
Um evento carregado de emoção, História e reconhecimento; Assim foi o lançamento do livro “Terra e Povo: Uma História de Medianeira”, de Roberto Antonio Marin, realizado na segunda-feira (21), na Casa da Memória de Medianeira. O ato, que reuniu autoridades, convidados, familiares de Roberto Marin, depoentes do livro e imprensa local, marca o aniversário de 65 anos de emancipação político-administrativa do município. Celebra a memória, a identidade e o sentimento de pertencimento a esta terra chamada Medianeira.
A obra nasceu em 2020, do desejo de registrar, preservar e compartilhar a trajetória de um povo que, com trabalho, coragem e esperança, construiu a história deste município. O trabalho foi encomendado e pago 100% pela Administração Municipal. Infelizmente, Roberto Marin faleceu em 2022, mas deixou o livro praticamente finalizado. “O professor Roberto era um apaixonado pesquisador dos fatos. Ele pesquisou, escreveu e dedicou-se à obra, o que garante a identidade do último projeto de sua vida. O material passou por revisões de diversos profissionais, recebeu apoio da família e de amigos que vivenciaram com Roberto o processo de pesquisa e escrita.
Tivemos o cuidado e o carinho de fazer exatamente o que ele queria, e as pessoas que colaboraram com a sua finalização foram aquelas que ele, em vida, deixou registrado que gostaria que contribuíssem”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Diretora interina da Casa da Memória, Márcia Hanzen.
Cinco anos depois, o livro “Terra e Povo: Uma História de Medianeira” foi lançado e apresentado à comunidade medianeirense. A concretização só foi possível pelo olhar sensível e atento de Frimesa e Cresol, que enxergaram na obra uma expressão da história e cultura local. E isso é mais do que apoiar uma publicação, é participar ativamente da preservação da identidade do nosso município. As cooperativas patrocinaram a impressão das primeiras 500 cópias.
O diretor Presidente da Frimesa, Elias Zydek, destacou a relevância da obra e o papel da Frimesa na preservação da História. “Para nós, investir nesse tipo de projeto cultural é assumir um papel de destaque na valorização da história local, fortalecendo os laços com a população e deixando um legado que atravessa gerações. Muitas histórias estão presentes no livro, inclusive a nossa”.
A vice-presidente da Cresol Conexão, Dagmar Pedrozo, complementou falando do anseio coletivo por uma obra como essa. “Sempre houve a necessidade de um livro que pudesse reunir a História de Medianeira, para pesquisa e conhecimento. E não poderia ter sido escrito por outra pessoa. O professor Roberto era encantador e contagiava a todos com a sua sabedoria e amor pela História”.
A secretária de Administração e Planejamento, Solange de Lima, agradeceu a todos que contribuíram com a construção e finalização do livro. “Foram muitas mãos que fizeram essa obra ser possível. Agradecemos a cada um que ajudou a torná-lo realidade”.
A secretária de Educação e Cultura, Rosiane Tonelli ressaltou a obra como referência também para o ensino da História de Medianeira nas escolas. “É mais um instrumento importante para que os alunos possam conhecer e valorizar suas origens”.
Em sua fala, a viúva do professor Roberto Antonio Marin, Ivanete Moraes Marin, falou da alegria em poder vivenciar o momento de lançamento do livro. “É uma ocasião singular para a nossa família. Estamos muito emocionados e felizes. E temos certeza que o Roberto também estaria. Ter esse reconhecimento, faz com que transformemos a saudade em algo que supera o sofrimento”.
O vice-prefeito de Medianeira Evandro Mees falou das frentes de trabalho da Prefeitura, destacando que uma delas é a preservação da História. “Além de valorizar àqueles que sonharam, construíram e transformaram Medianeira, nossa missão é resolver os problemas, cuidar das pessoas hoje e projetar o futuro. E aqui na Casa da Memória, temos o passado e o futuro, também com o Coworking Space Público, que foi lançado recentemente”.
O prefeito de Medianeira, Antonio França, finalizou os pronunciamentos falando de sua relação com o professor Roberto Marin. “Ele foi meu professor e lembro que iniciava as aulas recitando poesia, ficávamos encantados. Poder ter sido o prefeito que sancionou a Lei que dá o nome de Roberto Antonio Marin à Casa da Memória de Medianeira e participar deste lançamento da última obra dele em vida, é muito especial”.
Na ocasião, também foi inaugurado o “Espaço Roberto Marin”, um ambiente permanente, para que as pessoas conheçam o professor, filósofo, historiador, idealista, e acima de tudo sonhador, Roberto Antonio Marin. E para aqueles que tiveram a honra de ter convivido com ele, possam recordar com o coração acalentado.
Os móveis que compõem este espaço eram do gabinete do ex-prefeito de Medianeira Adolpho Mariano da Costa, por quem Roberto tinha grande admiração. Todos os móveis estão sendo restaurados, e parte deles estão e ficarão na Casa da Memória de Medianeira.
SOBRE O LIVRO - “Terra e Povo: Uma História de Medianeira” é uma obra que reúne memórias, documentos, imagens e relatos que ajudam a compreender como Medianeira se transformou ao longo dos anos. Mais do que datas e fatos, Roberto Marin busca resgatar e valorizar personagens e suas memórias. Das primeiras famílias pioneiras, passando pelo desenvolvimento urbano, econômico e social, até chegar à cidade que conhecemos hoje: diversa, acolhedora e em constante desenvolvimento.
A obra ficará disponível na biblioteca Cidadã, Escolas Municipais, Estaduais e Universidades, bem como a versão virtual em breve no site da Casa da Memória e no Sistema Pergamum para todo o Brasil.
Assessoria Casa da Memória de Medianeira