Notícias
Campanha fortalece ações de combate à violência contra mulheres e meninas
26/11/2025 - 11:57:24 - Assistência Social
Na tarde desta segunda-feira (24) foi realizada mais uma ação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, no auditório da OAB Medianeira.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Evandro Mees, da juíza da Vara Cível Dra. Lorany Serafim Morelatto, o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira Dr. Leone Nivaldo Gonçalves, o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira Dr. Klever Lopes Gontijo, a coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência Social Christiane Zanette Mondardo e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Juliana Viera Marcolin.
A campanha tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a violência contra mulheres e meninas, trazendo o tema para o debate público a fim de prevenir, identificar e acolher casos no município.
Durante o encontro, o vice-prefeito Evandro Mees destacou a importância da pauta. “É um assunto delicado, que envolve muitas camadas, mas precisamos trazer esse debate constantemente para que as vítimas saibam que têm amparo, e que a sociedade compreenda a importância de denunciar e acolher”.
Na oportunidade, foi lançada a poesia “Liberdade em ser mulher”, escrita por Elisia Buche especialmente para a campanha.
A programação seguiu com a palestra “Empoderar para Viver – A força dos 21 dias de ativismo”, com a psicóloga Lucimaira Cabreira, do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Cascavel.
SOBRE A CAMPANHA
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sociedade civil organizada e com apoio do Núcleo Regional de Educação, deu início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher com uma série de palestras voltadas a adolescentes e jovens do ensino médio da rede estadual.
O foco das ações é orientar sobre relacionamentos saudáveis e prevenção à violência.
A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inspirada no movimento mundial “16 Dias de Ativismo”. No Brasil, ela começa em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), devido à dupla vulnerabilidade enfrentada por mulheres negras, perpassando datas como: o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25 de novembro), o Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06 de dezembro), e encerrando-se no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).