Notícias


Imagem da NotíciaCampanha fortalece ações de combate à violência contra mulheres e meninas

26/11/2025 - 11:57:24 - Assistência Social

Na tarde desta segunda-feira (24) foi realizada mais uma ação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, no auditório da OAB Medianeira.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Evandro Mees, da juíza da Vara Cível Dra. Lorany Serafim Morelatto, o promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira Dr. Leone Nivaldo Gonçalves, o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Medianeira Dr. Klever Lopes Gontijo, a coordenadora da Secretaria Municipal de Assistência Social Christiane Zanette Mondardo e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Juliana Viera Marcolin.

A campanha tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a violência contra mulheres e meninas, trazendo o tema para o debate público a fim de prevenir, identificar e acolher casos no município.

Durante o encontro, o vice-prefeito Evandro Mees destacou a importância da pauta. “É um assunto delicado, que envolve muitas camadas, mas precisamos trazer esse debate constantemente para que as vítimas saibam que têm amparo, e que a sociedade compreenda a importância de denunciar e acolher”.

Na oportunidade, foi lançada a poesia “Liberdade em ser mulher”, escrita por Elisia Buche especialmente para a campanha.

A programação seguiu com a palestra “Empoderar para Viver – A força dos 21 dias de ativismo”, com a psicóloga Lucimaira Cabreira, do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Cascavel.

SOBRE A CAMPANHA

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sociedade civil organizada e com apoio do Núcleo Regional de Educação, deu início aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher com uma série de palestras voltadas a adolescentes e jovens do ensino médio da rede estadual.

O foco das ações é orientar sobre relacionamentos saudáveis e prevenção à violência.

A campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inspirada no movimento mundial “16 Dias de Ativismo”. No Brasil, ela começa em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), devido à dupla vulnerabilidade enfrentada por mulheres negras, perpassando datas como: o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25 de novembro), o Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06 de dezembro), e encerrando-se no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Galeria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de ImagensGaleria de Imagens