Município de Medianeira


Oficina de Bioconstrução e Banheiro Seco inaugura ciclo de Boas Práticas Ambientais nos Atrativos Turísticos de Medianeira.

11/06/2019 - 09:41:16 - Agricultura e Meio Ambiente

Preservar o meio ambiente ouve-se tanto falar, mas para que realmente aconteça é preciso agir; Foi com este pensamento que o Município de Medianeira firmou parceria com o Convênio Encontros e Caminhos da Itaipu Binacional, sob gerência do Conselho dos Municípios Lindeiros, para um novo projeto onde o objetivo é associado às ações práticas de bioconstrução e permacultura.

Os atrativos turísticos de Medianeira já desenvolvem atitudes de respeito ao meio ambiente e com vistas à sustentabilidade, no entanto este projeto visa hospedar em cada um deles uma ação prática. A primeira propriedade que recebeu uma nova estrutura referente à educação ambiental e turística: um banheiro feito de biocompostagem, ou seja, construído com materiais reciclados e próprios do ambiente, foi o Sítio do Beto.

Os trabalhos tiveram início no dia Mundial do Meio Ambiente (05) e a segunda etapa aconteceu no dia 08 de junho com estudantes de Gestão e Engenharia Ambiental da UTFPR, voluntários formados por agricultores, proprietários de atrativos rurais e profissionais do Setor Público, coordenados pelo instrutor Marcelo Pavam que gerencia a página “Casa Viva”.

Até o final de 2019 estão programadas mais cinco oficinas em diferentes locais e com o objetivo de promover as boas práticas ambientais ligadas ao Turismo Rural.

E nesta terça-feira (11) o Sitio do Beto recebeu a visita dos alunos da rede municipal que fizeram o circuito Citi Tour, e conheceram o banheiro que foi construído durante a oficina. Na oportunidade o “Beto”, explicou para os alunos o que era e como funcionava.