Município de Medianeira


3º Etapa de Formação: PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais na Alimentação Escolar

06/11/2019 - 09:51:22 - Educação e Cultura

O município de Medianeira recebeu nesta terça-feira (05) a 3ª etapa do curso de formação em PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais na Alimentação Escolar.

A abertura do curso contou com a presença do prefeito Ricardo Endrigo, que deu as boas vindas aos participantes, e da secretária de Educação e Cultura, Clair Rugeri.

Participaram desta etapa de formação nutricionistas, coordenadores de alimentação escolar e merendeiras dos municípios de Medianeira, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Itaipulândia, Missal e Santa Helena, sendo realizado pelo Conselho dos Municípios Lindeiros, Itaipu e ANUOP (Associação dos Nutricionistas do Oeste do Paraná).

O tema do 3º encontro foi a utilização das plantas alimentícias não convencionais na Alimentação Escolar PANCs, sendo coordenado pela facilitadora Nutricionista Daniela Miotto Bernardi, os conteúdos abordados foram o Conceito de agrobiodiversidade e PANCs, valor nutricional das PANC´s e a Importância biológica da variedade/diversidade de alimentos na alimentação.

O curso aconteceu em duas etapas, a teórica na parte da manhã e a prática a tarde. Para a etapa prática, as merendeiras e nutricionistas presentes foram divididas em grupos, onde cada um trabalhou com uma PANC diferente. O preparo das receitas se deu a partir de duas dinâmicas uma em que os participantes receberam uma receita e executam e outra em que os participantes criaram uma receita. As PANC’s utilizadas foram a Taioba (Xanthosoma taioba), Ora pro nobis (Pereskia grandifolia), Cara Moela (Dioscorea bulbifera L.), Peixinho (Stachys byzantina), Azedinha (Rumex acetosa L.) e Capuchinha (Tropaeolum majus L.).

As formações contam com a parceria da UNIOESTE através de certificação como projeto de extensão e da ANUOP - Associação dos Nutricionistas do Oeste do Paraná, nas formações teórica/pratica. Essa proposta tem uma ação mobilizadora, articulada e com base em três eixos de atuação do PNAE: Alimentação Saudável; Nutrição e Promoção da Saúde; Educação Alimentar e Nutricional.